Primeiros cuidados com filhotes de cães

1. EXAME DE FEZES
A partir de 25 a 30 dias de idade, SEMPRE antes do início do esquema de vacinação, para identificar diferentes parasitas e escolher o vermífugo adequado, preparando o seu filhote para seguidas doses de vacina.

2. VERMIFUGAÇÃO
Após resultado do exame de fezes ou antes caso necessário (presença de vermes nas fezes). Pode-se iniciar a vermifugação com 30 dias de idade, repetindo após 15 dias e depois novo ciclo no final do esquema de vacinação. Lembrar sempre de que a dose é calculada de acordo com o peso do animal.

3. VACINAÇÃO
Em animais saudáveis e vermifugados, após a introdução ao ambiente definitivo e quando já estiver se alimentando normalmente de ração, evitando sempre coincidir com situações de estresse.
  • 1ª DOSE: 45 dias de idade.
  • 2ª DOSE: 21 dias após.
  • 3ª DOSE: 21 dias após.
  • 4ª DOSE: 21 dias após terceira dose da V8 ou V10.

4. VACINA ANTIRRÁBICA
21 dias após a última dose da V8 ou V10. Realizar o reforço anual de todas as vacinas acima.

5. VACINA GIARDIA
Realizamos na clínica apenas quando o parasitológico resulta positivo ou quando há bebês e crianças morando na casa.

6. VACINA LEISHMANIOSE
Doença importante que está chegando nas proximidades de nossa cidade. Recomendações: - Antes da vacina realizar teste sorológico para a doença. - Devem ser vacinados apenas cães negativos na sorologia e a partir dos 4 meses de idade. - São realizadas 3 doses com intervalo de 21 dias e reforço anual. - Prevenção contra o mosquito transmissor: coleiras antiparasitárias.

7. PREVENÇÃO PARA DIROFILARIOSE ou DOENÇA DO VERME DO CORAÇÃO

Iniciar de acordo com o preventivo escolhido, em torno do quarto mês de vida.

8. PREVENÇÃO DE ECTOPARASITAS (PULGAS E CARRAPATOS)
Pode-se iniciar a partir de 30 dias de vida de acordo com o produto escolhido e a frequência dependerá da exposição aos parasitas e do produto escolhido.

9. CASTRAÇÃO PRECOCE DAS FÊMEAS

Quando a opção é pela não reprodução deve-se instituir a castração precoce das fêmeas após o 1º cio, principalmente para prevenir o tumor de mama. Nos machos teria indicação para evitar marcar territórios com urina ou diminuir agressividade, sendo realizada na puberdade.

10. BANHO /TOSA

De acordo com a raça e particularidades de pele/pelo, podendo no caso de filhotes sadios iniciar a visita ao pet shop após a terceira dose da vacina V8 ou V10.

8. TROCA DE DENTES

Os filhotes iniciam a troca de dentes de leite por definitivos em torno de 4 a 6 meses de idade, iniciando pelos dentes incisivos (da frente). Nesse período pode ter sangramento gengival, desconforto e coceira nas gengivas além do mau hálito.


Primeiros cuidados com filhotes de gatos

1. VACINAÇÃO COMPLEXO VIRAL
FHIV, Calicírus Felino e Panleucopenia viral felina.
  • 1ª DOSE: 60 dias de idade.
  • 3 doses com intervalo de 30 dias.

2. VACINA LEUCEMIA VIRAL
Após teste negativo para a doença.

3. VACINA ANTIRRÁBICA
Após 4 meses de idade.